NotíciasConferencia de imprensa ANIMA\RTP Açores Ponta Delgada DHU



Fotografias

São cerca de cinquenta atletas, entre eles alguns dos melhores de Portugal, até mesmo no feminino, que no dia 9 de Agosto de 2009, vão percorrer na modalidade de Downhill, algumas artérias cidade de Ponta Delgada, na 2.ª Prova Nacional de Downhill Urbano, que tem organização da “Creation Ox” e a supervisão técnica da Associação de Ciclismo dos Açores.
O jovem Fábio Paiva, responsável máximo da organização, presenteou os presentes com uma excelente explanação da prova, enaltecendo o apoio das mais variadas entidades públicas e privadas, com destaque para a RTP/Açores, destacando que o Downill “está cada vez mais na moda, onde as autarquias procuram cada vez mais uma data no calendário que permita a realização desta prova”, acrescentando “para além da sua espectacularidade atrai as pessoas aos centro das cidades, no caso ao centro de Ponta Delgada, cativando também os muitos turistas que passeiam pela baixa da cidade”.
Por via disso, e na sequência do que foi feito no ano passado, “conseguimos pôr a prova no Calendário Nacional, graças à Câmara Municipal de Ponta Delgada, Direcção Regional da Juventude e Governo Regional”.
Por seu lado, Jorge Medeiros do Associação de Ciclismo dos Açores, também realçou que prova de caris nacional, só é possível pô-la na estrada, graças aos vários apoios que se conseguiu.
Na ocasião, o dirigente enalteceu todo o trabalho e a persistência de Fábio referindo que “A Associação de Ciclismo só entra aqui para dar aquele caris oficial à prova, nomeia os comissários que supervisionarão a prova e tentará dentro dos regulamentos para que tudo corra dentro da normalidade”.
O director do Clube Norte Crescente, disse ainda que estarão presentes na prova, os dirigentes Nacionais Delmindo Pereira, director da Federação Portuguesa de Ciclismo, para a área do BTT e ainda Armando Esteves, Comissário Internacional.
Por seu lado, o director Regional da Juventude Bruno Pacheco, também destacou o empenho de Fábio na realização da prova “foi uma ideia que surgiu no ano passado e desde este dia nunca mais desistiu de trazer aos Açores, uma prova nacional de Downill. É de facto de enaltecer que um jovem como o Fábio abraçou este projecto sozinho e conseguiu atingir o objectivo”. Salientando “fica demonstrado o sentido empreendedor do Fábio, dando uma verdadeira lição que quando somos muitos, falta por vezes a vontade de organizar”.
E a terminar Bruno Pacheco, deixou os votos para que este tipo de eventos se repita no próximo ano em Ponta Delgada, ou em outro centro urbano dos Açores e que seja um contributo para que leve o nome dos Açores cada vez mais longe”.
Pedro Filipe, vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, disse: “é com grande satisfação que a Câmara de Ponta Delgada se associa a mais este evento, agora diferente do ano passado uma vez que conta para o Calendário Nacional. Outra vertente a ter conta é que este evento para além da componente desportiva que tem, também trará a Ponta Delgada milhares de pessoas ao centro da cidade, para ver uma prova que tem um circuito muito bem escolhido e que por certo terá muito sucesso”.
A prova para além da cobertura da RTP/Açores, contará também com a cobertura de duas Revistas Nacionais da especialidade.
O circuito da prova tem cerca de um quilómetro e a primeira manga arranca pelas 14h00, na rua Agostinho Pacheco, descendo o parque dos Pinheiros, rua do Castilho, rua Manuel da Ponte e a meta está instalada nas Portas da Cidade.
Autor: João Patrício