NotíciasResumo da apresentação da I Taça Regional de Downhill Cartão InterJovem e Prova da Maia



Fotografias

Multimedia
  • Entrevista Radio Atlantida para Resumo Apresentação da I Taça regional de Downhill Cartão InterJovem

No passado dia 11 de Abril decorreu a apresentação da I Taça Regional de Downhill Cartão InterJovem, no Bar Baia dos Anjos, nas Portas do Mar em Ponta Delgada.

A mesa de honra era composta pelo Director Regional da Juventude, Engº Bruno Pacheco, Fábio Jorge Paiva, organizador da modalidade nos Açores pela CreationOX, Jorge Medeiros, Presidente da Associação de Ciclismo dos Açores e André Amaral, representante das Pousadas de Juventude dos Açores.

O Jovem Fábio Jorge Paiva iniciou a apresentação realçando que esta III Edição da Taça Cartão InterJovem Downhill, após o teste em Santa Maria no passado ano de 2011, passa a ser designada Taça Regional de Downhill, percorrendo 4 ilhas dos Açores com 3 provas na ilha de São Miguel, 1 na ilha do Pico, 1 na ilha do Faial e 1 na ilha de Santa Maria.

1º Prova – 22 de Abril Maia (São Miguel)
2º Prova – 3 de Junho Ginetes (São Miguel)
3º Prova – 7 de Julho Madalena (Pico)
4º Prova – 4 de Agosto Horta (Faial) incorporada na Semana do Mar
5º Prova – 25 de Agosto Vila do Porto (Santa Maria) incorporada no Festival Maré de Agosto
6º Prova – 16 de Setembro Agua Retorta (São Miguel)

Destacou também que, dado o início da época de Downhill com a Taça Atlantic Experiences, que vem substituir a Taça Cartão InterJovem como Taça de São Miguel, já se regista o maior número de sempre de atletas federados na modalidade, com 30 federados em São Miguel e 1 na Ilha do Faial - número que tende a aumentar nas Ilhas do Pico, Faial e Santa Maria. Salienta-se igualmente a sua homogeneidade e distribuição a nível de escalões com atletas entre os 15 e os 48 anos. Juntando o escalão de Promoção (atletas não federados), registou-se na primeira prova 40 atletas e 36 na segunda, um número superior aos últimos anos - sinal crescente da evolução e interesse na modalidade.

Por sua vez, o Engº. Bruno Pacheco destacou que a associação do cartão Interjovem ao downhill, em particular, e a outras modalidades, ditas “não tradicionais”, têm uma pretensão muito especial.
Uma vez que o cartão foi “concebido para permitir que todos os jovens açorianos pudessem circular de uma forma acessível por todas as ilhas e, consequentemente, contribuir para a promoção da mobilidade e da prática de desporto federado e informal por parte dos jovens açorianos”, o que vai ao encontro da política de promoção e incentivo ao desporto que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver, tal como a promoção de hábitos de vida saudável dos jovens.

O Engº. Bruno Pacheco acabou a sua intervenção a desvendar a presença do Atleta Espanhol Jordi Bago, piloto oficial da marca Mondraker Espanha, que se encontra a correr com a marca Açores no seu equipamento no Campeonato do Mundo de Downhill - um sinal claro da potencialidade da região para a modalidade, aliado à beleza natural do arquipélago, uma aposta da Direcção Regional do Turismo dos Açores.
Jorge Medeiros, Presidente da ACA, realçou a evolução da modalidade nos últimos 3 anos, após o jovem Fábio Jorge Paiva ter tomado rédeas da modalidade com o apoio do Governo Regional dos Açores, da Direcção Regional da Juventude e das Pousadas de Juventude dos Açores.
Jorge Medeiros disse, num tom de brincadeira, que “O Fábio, às vezes, sonha alto demais e nós, Associação de Ciclismo, temos de ir atrás e ajudar a tornar possível. Mas é um sinal claro da sua juventude, da sua ambição que tem feito a modalidade estar ao nível que se encontra neste momento sem medo de arriscar”.

Anunciou também que, por parte da Federação de Ciclismo, tem sido feito um grande esforço para criar uma legislação para os trilhos de raiz BTT que têm aparecido em Portugal, onde o Downhill Açoriano contribui já com 8 trilhos. Número este que tende a aumentar, contando num futuro próximo com 10 no total, em 4 ilhas dos Açores.

Finalizando esta conferência, Fábio Jorge Paiva apresentou a 1º Prova desta I Taça Regional de Downhill Cartão InterJovem que se realizará no próximo dia 22 de Abril na Freguesia da Maia, concelho da Ribeira Grande na Ilha de São Miguel.

Quarta-Feira – 18 de Abril
Entre as 19h00 e as 21h00 – Inscrições na Sede da Associação de Ciclismo dos Açores, no Pavilhão Sidónio Serpa

Sábado – 21 de Abril
Entre as 14h00 e as 18h00 – Treinos Livres

Domingo – 22 de Abril
Entre as 10h e as 11h30 – Treinos Oficiais
12h00 – Manga de Qualificação
13h30 – Manga Final
14h30 – Entrega dos Troféus

Anunciou também que, juntamente com Jordi Bago, virá de Espanha o canal desportivo Canal Plus para realização de um dos programas XtremeExperiences com diversas modalidades na ilha de São Miguel, aliando a beleza natural da região e as condições para a prática desportiva de desportos ao ar livre. A revista espanhola Zona Esportiva não perdeu a oportunidade de acompanhar esta visita e irá fazer uma cobertura da reportagem e da prova para, do mesmo modo, a promover em Espanha.

Ainda fez uma chamada de atenção à comunicação social da região que, na sua opinião, apesar de alguns programas de televisão, rádio e jornais acompanharem esta modalidade em crescimento, não é suficiente. Algo que as revistas nacionais da modalidade e a comunicação social espanhola têm vindo a fazer com um trabalho notório, apresentando a região como um dos locais mais bonitos para a prática desta modalidade e com todas as condições para receber provas de estatuto nacional ou internacional.
Trabalho este que se reflectiu na vinda de diversos atletas a região, destacando Jordi, Emanuel Pombo - Campeão Nacional de 2011 - e outros 6 atletas nacionais.